Festa do Peão de Barretos - 2021

 

Os Independentes

Em 1955, um grupo de 20 jovens, sentados numa mesa de bar, funda “Os Independentes’” com a intenção de arrecadar fundos para entidades assistenciais durante os festejos do aniversário da cidade. A esse grupo se juntaram outros 12 membros que são os fundadores da Festa do Peão Boiadeiro, cuja primeira edição aconteceu em 1956, a qual foi a primeira realização do gênero na América Latina, em baixo de uma lona de circo. O fato é que esse grupo “Os Independentes” acabaram por mostrar como a iniciativa privada consegue ir tão longe partindo de uma conversa de bar, mas com homens empreendedores, os quais se sucedem até em nossos dias.

 

O Parque do Peão

O complexo turístico principal é, pois, o Parque do Peão que foi projetado por Oscar Niemeyer em 110 hectares, com destaque para a famosa arena em forma de ferradura. Há também o Memorial do Peão, uma espécie de museu que resgata a história do rodeio, entre outras atrações. Outro atrativo que os turistas inevitavelmente vão apreciar são as diversas lojas com produtos countries. Tem até o Chapéu de Barretos. Um enorme monumento homenageando os Peões foi construído na entrada do Parque, de forma imponente e atraindo as fotos de todos que lá chegam.

 

Cultura em Barretos

A cidade de Barretos foi fundada em 1854 esbanjando, assim, muita história e cultura que atrai enorme fluxo de turistas. Tudo começou ao redor de uma pequena capela que mais tarde seria derrubada para a construção da sua Catedral com arquitetura greco-romana e decoração neoclássica. Há o popular Palácio das Águias, onde está o seu Museu Histórico e Folclórico, bem como a antiga estação da Cia. Paulista de Estrada de Ferro que hoje abriga a Estação Cultural, outro ponto turístico muito visitado com exposições e apresentações artísticas. E o Festival do Folclore de Barretos é algo sensacional, imperdível.

 

Barretos: o ano inteiro

A Capital Nacional do Rodeio oferece o ano inteiro várias opções de turismo, destacando o Turismo Rural, o Turismo Ecológico, o Turismo de Lazer e o Turismo Saúde. Além dos rodeios e dos shows que fizeram a cidade conhecida mundialmente, Barretos tem muita cultura, história e ecoturismo, com atrações que valorizam o ano inteiro a tradição sertaneja e os costumes do campo. Por isso, a cidade tem orgulho da sua potencialidade que culmina com a Festa do Peão, realmente algo espetacular que se repete todos os anos no mês de agosto, desde 1985.